top of page

Palestrantes

Colm Jordan head shot FINAL.jpg

Colm Jordan
Global Head of Advocacy and Education with
Indorama Ventures PCL

Indorama Venture Polimeros.png

Colm Jordan lidera globalmente o envolvimento político e educacional da Indorama Ventures. Um defensor apaixonado da tomada de decisões baseada em evidências para criar um mundo sustentável, Colm é um profissional experiente em relações públicas e comunicações. Ex-diretor do Irish Beverage Council, representando as categorias de suco de frutas, refrigerantes e água engarrafada, Colm possui um mestrado em comunicações políticas pela principal escola de comunicações da Europa, a Dublin City University. Antes de ir para a indústria, trabalhou no Parlamento Europeu, em departamentos governamentais, na política e no movimento sindical.
Em sua carreira foi um membro chave em campanhas eleitorais gerais e europeias bem-sucedidas e nomeações pelo Gabinete para a Autoridade Educacional Superior da Irlanda e a Autoridade Nacional de Qualificações da Irlanda. Premiado pelo governo dos Estados Unidos em seu Programa de Visitantes Internacionais (uma iniciativa da Fulbright-Hayes), Colm também foi vencedor do 19º Campeonato Mundial de Debates Universitários nas Ilhas Filipinas.

rodrigo brito.png

Rodrigo Brito
Lider da área de Sustentabilidade da
Coca-Cola para o Brasil e países do Cone Sul

Nova Logo Coca-Cola Brasil png.png

Rodrigo Brito lidera a área de Sustentabilidade da Coca-Cola para o Brasil e países do Cone Sul (Argentina, Chile, Bolívia, Paraguai e Uruguai), sendo responsável pelas estratégias e programas relacionadas aos temas e compromissos de economia circular, água e empoderamento econômico da companhia. 
Anteriormente como empreendedor Rodrigo co-fundou, dirigiu e hoje integra o conselho de organizações como Aliança Empreendedora e Emerge, organizações dedicadas ao fomento e apoio ao empreendedorismo e inovação brasileira com atuação e parcerias em diversas empresas como Eurofarma, BRF, Novartis, JBS, Natura, Grupo Boticário, Braskem, Aché, dentre outras.
Pela sua trajetória, Rodrigo foi reconhecido e selecionado por organizações e redes como Ashoka, Folha de SP e o Fórum Econômico Mundial. Rodrigo é formado em Administração pela UFPR com especializações na Harvard Kennedy School, Yale, Stanford e Indian School of Business.

Bitencout.jpg

Luis Henrique Bittencourt
Responsável pela Área de Vendas da Alpek
Polyester no Brasil

alpek_polyesterTM-Logo.png

Engenheiro Químico, formado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) com MBA Executivo pelo Insper, começou a carreira na antiga Rhodia, em 1990. Atua no mercado de químicos e polímeros  como poliéster e resina pet desde 1995 e também nos segmentos de Pet reciclado e matérias primas sustentáveis e mercados têxteis.
Está na Alpek Polyester desde 2013.

Alpek palestrante.png

Luis Rameix 

Diretor de Vendas & Marketing para Lâminas de

PET na Octal (Alpek)

alpek_polyesterTM-Logo.png

Formado em Engenharia da Computação com MBA em Finanças e Marketing. Especialista em desenvolvimento de mercado, atua na indústria de embalagens há mais 30 anos.

Está na Octal desde 2017 com o desafio de desenvolver o mercado latino-americano de lâminas de PET

Foto Mariano.jpg

Mariano Herrera-Menghi

Diretor de Inovação de Desenvolvimento de Produto e PMO 

da Amcor Rigid Packaging Latin America

amcor = wix.png

- Líder com mais de 18 anos de experiência em Desenvolvimento de Produtos e Embalagens para empresas multinacionais líderes em bens de consumo.

- Trabalhou na The Clorox Company e The Coca-Cola Company e nos últimos 13 anos trabalha na Amcor.

- Desenvolve uma equipe com diversos talentos encarregados de trazer inovação, novos produtos e projetos de capital de execução para atender nossos clientes em toda a América Latina.

- Acredita em fazer as coisas certas pelos motivos certos, liderando com valores e pelo exemplo.

image001 (1).jpg

Korbinian Reiner

Head of Sale - PET Recycling

Krones_basic-blue.png

Bacharel em Engenharia e Mestre em Engenharia de Sistemas.

- Aproximadamente 3 anos como Gerente de Vendas nas Americas (EUA para o Brasil) para a Sesotec - Vendas de máquinas de triagem óptica para reciclagem.

- Trabalhou 2 anos como gerente de projetos em uma empresa de engenharia mecânica.

- Trabalhou 2 anos como gerente de vendas na Andritz MeWa GmbH - Vendas de trituradores e plantas para uso na indústria de reciclagem.

- Desde novembro de 2022, chefe de vendas de soluções de reciclagem na Krones AG.

Thiago_28155.jpg

Tiago Wigman
Sócio e membro do time de investimentos da eB Capital

eb-capital-44b46e5.png

Tiago é sócio e membro do time de investimentos da eB Capital desde 2020. Iniciou sua carreira em 2007 como trainee no Citibank. Posteriormente teve passagens pela McKinsey & Company (2008-2010/2012-2014), GP Investments (2014-2017), Brazil Hospitality group (2014-2017) e Partners Group (2019-2020). Tiago é formado em Direito pela Universidade de São Paulo e Mestre em Administração de Empresas com High Honors pela Booth School of Business - University of Chicago.

foto caruso hd.JPG

Renato Caruso
CEO e Sócio da GreenPCR

4ecc02105890689.5f8399e5eff73.png

Engenheiro Mecânico Aeronáutico, formado pelo ITA. Iniciou carreira em 1989 na Rhodia em R&D de fibra poliéster. Fundador do grupo Deckel em 2000, empresa pioneira no Brasil em bottle to bottle de PET.

Mais de 20 anos de experiência em reciclagem, injeção e sopro de garrafas de PET. CEO e sócio da GreenPCR, empresa dedicada a fornecer PET PCR aos principais transformadores e brand owners do Brasil.

ANDRES.jpeg

Andres F. Grunewald
Diretor da Gneuss Latinoamérica

Logotipo SCHRIFTZUG_GNEUSS [Konvertiert]-1 - PNG.png

Engenheiro mecânico formado pela Universidade de São Paulo em 1989, atuando há 25 anos no setor plástico e desde 1999 para a Gneuss.

Desde 2005 como diretor da filial latinoamericana da Gneuss.

Paulo-1.jpg

Paulo Carmo

Gerente de Negócios – Embalagens Rígidas, Brasil

HuskyLogo_Print Only 1.png

Paulo Carmo é o Gerente de Negócios da Husky para o Brasil, responsável pela satisfação dos clientes dos produtos destinados a embalagens para bebidas. Com formação em engenharia mecânica e em negócios por FGV, FDC e Kellogg, Paulo Carmo soma 25 anos de experiência em diversas posições na área técnico-comercial da Husky na América do Sul. Ativo em entidades como Abipet e Society of Plastics Engineers, sua trajetória anterior à Husky inclui larga experiência em líderes globais em engenharia de materiais, estruturas, testes e simulação, como também na indústria de insumos para processamento do plástico.

palestrante.jpg

Victor Bicca

Presidente - Associação Brasileira das Industrias de Refrigentes e Bebidas não Alcoólicas (ABIR)

logo-abir-01.jpg

Victor Bicca é Presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas (ABIR), Diretor de Relações Governamentais (Relgov) da Coca-Cola Brasil e Vice-Presidente do Conselho Diretor da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA). Formado em Direito pela Universidade de Brasília com especialização em Relações Governamentais, desenvolveu sua carreira na área de Relgov da Caterpillar no Brasil. Durante 10 anos, liderou, ainda, o Compromisso Empresarial para Reciclagem (CEMPRE), tendo participação ativa na discussão e aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos e do Acordo Setorial de Embalagens.

DSC00217 (1).jpg

Auri Marçon
Presidente Executivo da ABIPET

logo Abipet final.png

Com formação em Engenharia Mecânica, MBA em Marketing e Finanças além de Certified Engineer pela ASQ/APICS, construiu carreira dentro de multinacionais, atuando nos setores químico-têxtil de termoplásticos Nylon e Polyester, Resina PET e também Reciclagem de PET. Foi Diretor de Negócios da Rhodia-ster/M&G Polyester e  CEO da CCP Composites (Total Group) e Polynt.

Atualmente é Presidente Executivo da ABIPET – Assoc. Brasileira da Indústria do PET e Sócio Fundador da Mastersenso Industrial Competitivines.

Foto Bernardo Pires.png

Bernardo Pires
Gerente de Sustentabilidade da ABIOVE

Abiove_horizontal_comassinatura_comreflexo.png

Gerente de Sustentabilidade da ABIOVE desde 2010, responsável pelos programas da entidade relacionados à sustentabilidade na cadeia da soja; graduado em Engenharia Florestal e mestre em Ciências Agrárias pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), trabalhou por 3 anos na Diretoria Ambiental da Veracel Celulose e por 8 anos na Secretaria de Biodiversidade e Floresta do Ministério do Meio Ambiente - MMA em Brasília

MauricioJaroski_Foto2.jpg

Maurício Jaroski 
Líder na área de economia circular na Maxiquim

logo-maxiquim-com-slogan ingles.png

Maurício Jaroski é engenheiro químico, possui especialização em inteligência de mercado e MBA em Business Analytics. Com mais de 12 anos de atuação na consultoria MaxiQuim, é o líder na área de economia circular, buscando soluções de negócios que sejam sustentáveis para todo setor da indústria química. Além disso, é o editor chefe dos relatórios de preços de sucata e resinas recicladas no Brasil, Argentina, Colômbia e Chile. Ao longo de sua carreira, Maurício liderou vários projetos que foram essenciais para tomada de decisões de investimentos e estratégias de negócio, demonstrando sua capacidade em analisar dados complexos e transformá-los em insights valiosos para seus clientes.

IMG_1998 (1).JPG

Paulo Pompilio
Diretor de Relações Corporativas do Grupo Pão de Açúcar

1200px-GPA_logo_2013.png

Paulo Pompilio é Graduado em Comunicação Social, com Pós-Graduação em Comunicação Empresarial, e  MBA Executivo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Natural de São Paulo, capital, começou a trabalhar no GPA – Grupo Pão de Açucar no ano de 2001. Seu cargo atual é Diretor de Relações Corporativas da Holding do Grupo Casino, representando a empresa em diversas Associações.  É 1° Vice -Presidente da Abras - Associação Brasileira de Supermercados e Conselheiro da Apas- Associação Paulista de Supermercados, em ambas as associações responsável pelo comitê de ESG. Está no conselho das Associações de Minas Gerais e Rio de Janeiro. É também conselheiro do IDV – Instituto para o Desenvolvimento do Varejo, membro do Comite de Sustentabilidade da Fecomercio e foi presidente do Conselho do CEMPRE – Compromisso Empresarial pela Reciclagem – por duas gestões.  

Luciana Pellegrino 4 (1).png

Luciana Pellegrino
Diretora Executiva ABRE 

Atuando na ABRE – Associação Brasileira de Embalagem desde 1997, e desde 2002 como diretora executiva, e junto com o seu time, desenvolver atividades com foco na construção de valor, conhecimento e competitividade para as empresas associadas e fortalecimento da indústria nacional, com foco na eficiência e sustentabilidade do mercado de consumo e melhor qualidade de vida e saúde das pessoas.
Responsável pelo relacionamento institucional órgãos técnicos, governo, e mercados nacional e internacional, pela publicação de brochuras informativas publicadas pela ABRE, desenvolvimento da simbologia de descarte seletivo, criação do Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira, realização de eventos e congressos em nome da ABRE, desenvolvimento de pesquisas estratégicas, participação em feiras de embalagem em diferentes países, entre outras experiências.

bottom of page